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Conheça soluções que promovem economia em telefonia

Conheça soluções que promovem economia em telefonia

17:59 27 setembro in Notícias
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Conheça soluções que promovem economia em telefonia

Integração Matriz – Filial

As empresas que possuem filiais, ou unidades remotas, precisam estar em constante comunicação. O uso da internet e de redes de dados privadas permitiu a integração de sistemas e centralização do processamento. Isto já ocorre com softwares de frente de caixa, de geração de notas fiscais, e até o roteamento do acesso a internet pode ser feito pela matriz para um melhor controle e gerenciamento. Porém, a telefonia em unidades remotas sempre teve atenção secundária.  Por ter uma estrutura menor, algumas filiais contam apenas com linhas analógicas, sem controle e gerenciamento. Isto, somado ao custo das ligações realizadas entre matriz e filiais, representam um gasto que muitas vezes não é gerenciado. A integração via telefonia IP permite que a comunicação entre matriz e filiais sejam realizadas a custo zero. A centralização das chamadas também gera economia em telefonia, pois os planos com as operadoras ficam concentrados na matriz.

Consulta de Portabilidade

Um dos maiores gastos em telefonia nas empresas atualmente são as ligações realizadas para números de celular. As operadoras de telefonia móvel costumam diferenciar o valor das tarifas para as chamadas realizadas para números da própria operadora, cobrando um valor mais elevado quando o destino pertence a outra operadora. Alguns planos oferecem tarifa zero se a ligação for intragrupo (números pertencentes a um mesmo CNPJ).  Até 2008, cada operadora possuía prefixos próprios, sendo possível a identificação da operadora através dos 4 primeiros dígitos do número de telefone. Com a portabilidade, o usuário passou a ter a liberdade de trocar de operadora mantendo o mesmo número.  Com isso, as regras de encaminhamento das chamadas por operadora através do prefixo deixaram de funcionar.

Assim, uma das soluções que geram economia em telefonia é a consulta de portabilidade. Por meio de um acesso ao banco de dados da ABR Telecom, a plataforma IPPBX ou Gateway Multiserviços identifica a operadora do número discado em tempo real, permitindo que a ligação seja realizada através do chip com o menor custo.

VoIP

As ligações de longa distância possuem um valor elevado no Brasil, principalmente quando realizada para outros países. A utilização de um provedor VoIP, em detrimento a uma operadora tradicional para o completamento de ligações, é uma das soluções que geram economia em telefonia. O VoIP utiliza a internet para o encaminhamento das ligações, e com isso oferece tarifas reduzidas, principalmente em ligações DDD e DDI (Discagem Direta Internacional).

Número Virtual (DID)

O número virtual, conhecido como DID (Direct Inward Dialing) em termos técnicos, é uma solução integrada a uma plataforma de telefonia IP que gera economia em telefonia. Empresas de abrangência nacional ou que possuem clientes em outros estados ou países podem oferecer um número local para recebimento de ligações em qualquer região. Por exemplo: uma empresa de São Paulo que atende a clientes de Manaus pode contratar um número virtual com DDD 92,  e permitir que seus clientes façam ligações a custo local para a empresa. A operadora do serviço recebe esta chamada e encaminha via internet até a plataforma IPPBX ou Gateway Multiserviços. A principal vantagem do número virtual sobre o serviço 0800 é que no 0800 a empresa contratante paga por cada ligação recebida.

Callback

O Callback é uma solução voltada para empresas que possuem funcionários e representantes remotos que utilizam o celular para se comunicar com a matriz, ou filiais e unidades remotas. A funcionalidade callback utiliza uma estrutura centralizada de interfaces GSM que geram economia em telefonia. O princípio do funcionamento é evitar que as ligações sejam realizadas a partir dos telefones celulares remotos, descentralizando os custos. Para utilizar a funcionalidade o usuário deve ligar para um DDR da plataforma IPPBX ou Gateway Multiserviços, que irá identificar se o número de origem está autorizado a realizar a operação. Caso positivo, esta chamada é encerrada sem atendimento e a plataforma retorna para o usuário utilizando um dos chips GSM disponíveis. Ao atender esta ligação, o usuário pode discar o ramal desejado ou um número externo. Esta solução centraliza o consumo do plano de celular na plataforma, permitindo que a empresa negocie melhores tarifas com as operadas, além de gerenciar as chamadas realizadas. Existem diversas formas de implementar essa funcionalidade, depende da necessidade e aplicabilidade no cliente.

Quer saber mais como realizar uma boa economia em telefonia? Entre em contato aqui

Fonte: aqui

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