Tecnologia VOIP para Startups – Soluções para crescimento sustentável
Tecnologia Voip para startups: soluções e vantagens para escalonar sua empresa
O que é uma Startup? Há muitas definições, mas uma bem interessante é a de Neil Blumenthal, cofundador da Warby Parker: é uma empresa que busca resolver problemas os quais a solução não é óbvia e o sucesso não é garantido”.
As startups “nasceram” para aperfeiçoar tecnologias e processos que estão parados no tempo. Assim, algumas coisas acabam sendo consensos: startups servem para ser ágeis, ganhar escala rápido e crescer em terrenos inexplorados. Isso implica em mais relacionamentos, sejam de empresas e fornecedores, empresa e clientes ou funcionário para funcionário. Nesse âmbito, a tecnologia voip cresce sua atuação.
Identifique os problemas da sua startup
Alguns problemas que diversas empresas acabam enfrentando estão relacionados a comunicação, seja ela interna ou externa. Startups, por terem um ritmo de crescimento acelerado, acabam potencializando esses problemas. Isso pode ser por conta de processos atrasados ou fornecedores ineficientes.
Já pensou perder um negócio por problema de tecnologia? Ou não conseguir resolver um problema interno? Isso vai causar uma dor de cabeça tremenda. Por isso, é necessário avaliar o quanto uma parceria pode valer a pena se o serviço oferecido for ineficiente.
Para comunicação com clientes, VOIP acaba sendo uma boa escolha. Para ela, você só precisa de uma conexão estável com a internet e você tem um número para receber ligações. Quer entender como uma startup pode usar a tecnologia VOIP? Vamos em frente.
O número é único durante toda a vida útil da empresa
Operadoras tradicionais oferecem dois tipos de número: residencial e comercial. Residencial é mais barato e pode ser uma boa se a sua empresa está começando (como na sua garagem, por exemplo). Mas se a sua empresa crescer, pode acabar se tornando um grande problema.
O processo de portabilidade é muito burocrático, levando 15 dias úteis. O mesmo vai acontecer se você mudar de endereço. Às vezes, a mudança para um local maior ou mais bem localizado estrategicamente se torna inviável pela falta de cobertura da operadora.
Com o VOIP, é criado um número virtual (conhecido como DID). Caso mude de localização (cidade, estado ou até mesmo país), não é necessário qualquer alteração. É possível até atender chamadas em viagens internacionais, através de um app para o celular ou notebook, sem a cobrança de roaming internacional. Além disso, não há distinção entre pessoa física e jurídica, ou seja, o número se mantém o mesmo, inclusive se você mudar o propósito dele.
Não há taxas de cancelamento
Normalmente, operadoras de telefone pedem um período de carência de até 12 meses para poder cancelar. Isso está garantido por lei nos artigos 14 e 15 c/c 57 a 59 da Resolução nº 632/2014 da Anatel.
Na Life-Sip, por exemplo, não existem taxas para cancelamento. Além disso, é possível fazer upgrade ou downgrade no plano a qualquer momento que julgar necessário.
Menos preocupações com crescimento
Em um mês, uma startup pode passar de dois sócios a mais de uma dezena de membros. Como controlar essa escala de crescimento com uma operadora tradicional? Normalmente, isso vai demandar muito trabalho e dor de cabeça.
Com a Life-Sip, é possível falar de graça entre os ramais. Além disso, é possível oferecer atendimento digital para o cliente, gravar e monitorar as chamadas, ter um maior controle na qualidade do atendimento e conseguir controlar o crescimento.
A qualidade do serviço é mais estável
Normalmente, as maiores reclamações estão relacionadas a estabilidade e qualidade do serviço. Ela já não é boa. Soma-se a isso o fato do atendimento oferecido ser da qualidade duvidosa. Não por menos, o número de reclamações não atendidas contra operadoras de telefonia convencional lidera o ranking no Procon e no Reclame Aqui.
Em Voip, a qualidade do serviço varia. Normalmente, depende da qualidade da conexão da internet. Solicite aqui sua conta grátis e veja como esta tecnologia pode ajudar a sua empresa a crescer.