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A história do VoIP

A história do VoIP

10:20 27 abril in Notícias
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Voip ou Voice over Internet Protocol é uma tecnologia relativamente recente.

Ela já teve muitos nomes, como Voice Over Broadband (VoBB), Internet Telephony, IP Telephony, and broadband Phone.

O avanço da Internet trouxe uma abundância de inovação em relação à comunicação.

Houve a criação da comunicação via e-mail, porem as pessoas começaram a se perguntar se elas poderiam se comunicar em tempo real.

Então as mensagens instantâneas, colocaram a AOL no centro das atenções como o provedor mais popular.

Mas, ainda assim, outros queriam uma conexão mais pessoal, eles queriam ouvir a voz de outra pessoa através da Internet em tempo real, o que nos leva a criação do Voip.

O QUE É VOIP?

Desenvolvido em torno de 1995, originalmente serviu como alternativa para chamadas de longa distância e internacionais.

Em menos de duas décadas, essa tecnologia revolucionou a comunicação em todo o mundo.

Hoje o Voip pode não parecer uma tecnologia tão eficaz, afinal, a maioria das pessoas possuem smartphones com planos de dados onde os preços da ligação para chamadas longa distância ou chamadas internacionais não custa tão caro como antigamente.

Talvez alguns pensem que a Telefonia Voip não é para usuários com pouco uso no dia a dia.

Ao pensar sobre a utilidade do Voip, é importante considerar suas origens, e para quem foi destinado.

DEFININDO O PALCO

O Voip não existiria hoje se não fosse por três grandes invenções: o telefone, a Internet e talvez o mais crucial, o Protocolo Internet (IP).

Inventado na década de 1870 pelo independente Alexander Graham Bell e Elisha Gray, os primeiros telefones amplamente utilizados exigiam um operador em uma central telefônica para retransmitir chamadas entre o chamador e o receptor.

Em meados de 1900, a AT & T usou a nova tecnologia para criar os botões de toque que os telefones residenciais ainda têm hoje. Isto permitiu a comutação digital de chamadas, eliminando a posição do operador humano.

O governo dos EUA logo quebrou o gigante da companhia telefônica, e como resultado, as pessoas foram capazes de comprar seus próprios telefones ao invés de arrendá-los.

A desregulamentação da propriedade também permitiu mais criatividade, o que levou a novos designs de telefones.

A Internet apareceu pela primeira vez em meados da década de 1960, embora não fosse a Internet que conhecemos hoje. Originalmente, foi desenvolvida pela Rede de Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET), e foi uma rede de computadores rudimentar fundada pelo Departamento de Defesa dos EUA.

Foi usado primeiramente para fornecer comunicações entre o departamento e as forças armadas dos Estados Unidos.

Com a crescente popularidade das redes entre empresas, a década de 1980 trouxe com eles a necessidade de trazer esta tecnologia para as pessoas.

Foi quando o computador pessoal (PC) começou a ganhar reconhecimento e terreno. Com esses computadores, os proprietários podiam se inscrever em um Provedor de Serviços de Internet (ISP), como AOL, discar em suas redes por meio de linhas telefônicas e pagar por hora de uso.

Em 1989 veio a invenção do Hypertext Transfer Protocol, ou HTTP.

Tim Berners-Lee e um grupo de pessoas no CERN inventaram isso e a Universal Resource Locator, ou a URL. Assim vieram a ser os fundamentos da World Wide Web.

Há mais uma peça de quebra-cabeças deixada antes do Voip, e que é o protocolo Internet, ou IP.

O Dr. Vint Cerf inventou isso em 1972, e isso define como a informação viaja entre computadores.

ORIGENS HUMILDES

Voip começou com uma empresa chamada Vocal Tec em 1995.

Eles foram pioneiros no primeiro telefone de Internet amplamente disponível. Foi chamado, simplesmente, Internet Phone.

Ele permitiu que um usuário da Internet chamasse outro, devendo estar devidamente conectado com um alto-falantes e um microfone.

Nenhum vídeo estava disponível no momento e a configuração exigia que ambos os usuários estivessem no mesmo software.

Em 1996, as aplicações de correio de voz na Internet ganharam vida. Os usuários podiam enviar mensagens de voz através da Internet para o telefone de destino.

Existiam complicações, como qualidade de som fraca, períodos de silêncio e perda de conexão.

No mesmo ano, a Vocal Tec anunciou seu software para telefone na Internet em conjunto com o Microsoft NetMeeting.

Em 1998, a Vocal Tec passou a criar modelos compatíveis para se comunicar de programas de computador (Softphone) para telefone e telefone para Voip.

Até o final do ano, as chamadas Voip representavam menos de 1% de todas as chamadas de voz. Talvez porque, embora as chamadas eram gratuitas, o originador tinha que ouvir uma série de anúncios antes de continuar, bem como depois de terminar uma conversa.

Durante esta década, os fabricantes de equipamentos telefônicos e especialistas em telecomunicações começaram a usar as recém-desenvolvidas transmissões digitais em seu benefício.

A ideia de transferir informações através de pacotes baseados em IP foi atraente pela sua velocidade, qualidade melhorada e menor custo.

Eles começaram a adicionar capacidades de IP em seus switches e, eventualmente, desenvolveram software que permitia aos usuários anexar um ATA (Adaptador para Telefone Analógico) em seus telefones.

CRESCIMENTO E POPULARIDADE

O Voip cresceu de forma rápida, e nesse mesmo ano, três empresas diferentes introduziram um software de comutação Voip como padrão em seu equipamento de roteamento.

Esta acessibilidade significou que em 2003, o número de chamadas Voip saltou significativamente de 1% para 25% de todas as chamadas de voz somente nos EUA.

A disponibilidade de internet banda larga melhorou significativamente a qualidade das chamadas, e a conectividade era muito melhor do que era com conexões discadas, que também existiam na época.

Os usuários podiam navegar na Internet, jogar e fazer muito mais na Internet, ao mesmo tempo que eles faziam chamadas de voz, e isso colaborou para a aprovação das pessoas com relação aos serviços Voip.

Os fabricantes de hardware de comunicações começaram a produzir equipamentos para chamadas Voip de forma a oferecer melhor qualidade de voz.

Os consumidores começaram a reconhecer que o Voip era uma ótima maneira de evitar os altos preços associados com o uso da Internet e chamadas de longa distância, e apoiaram Voip de forma assídua.

As empresas que tinham sede em todo o mundo também começaram a aproveitar essas vantagens.

VOIP E ECONOMIA

Como a popularidade da Internet, as empresas começaram a sentir as despesas da telefonia convencional aumentando e viram a necessidade de migrar para a Telefonia Voip.

Isto foi favorecido quando o governo começou a regular as comunicações de Voip em 2000 nos EUA.

Muitas empresas começaram a desfrutar das vantagens do Voip e começaram a criar call centers fora de seus países, na Índia, por exemplo.

Algumas empresas resistiram a essa mudança, aumentando o número de turnos para seus funcionários de suporte ao cliente.

Ainda outros optaram por instalar serviços de apoio ao cliente em cada fuso horário, para poder fornecer serviço 24 horas por dia.

No entanto, isso causou custos operacionais elevados, e foi em grande parte insustentável para a maioria.

Muitas empresas tentaram cortar custos através da fusão de suas redes de voz e dados. No entanto, o Voip ainda era uma tecnologia simples que precisava ser aprimorada. A qualidade das chamadas era ainda relativamente baixas.

Provedores de Serviços de Telefone Internet (ITSPs) aumentaram a qualidade das telecomunicações e cobraram uma pequena taxa pelo aumento da qualidade.

Agora que a Internet, telecomunicações e Voip estavam saturando a economia, o país começou a ver uma espécie de engarrafamento dos mercados. O governo dos EUA ainda tinha pouca influência regulatória sobre o Voip.

Isso levou ao surgimento de pequenas empresas de comunicações que buscaram fazer dinheiro fora do “boom” sem grandes regulamentos.

Essas empresas ofereciam aos consumidores cartões pré-pagos, de modo que os usuários pudessem fazer chamadas de longa distância e internacionais pagando uma pequena taxa.

SKYPE ENTRA NA CENA

Em 2003, o Skype  lançou seu software beta, e rapidamente ganhou atenção nacional.

Por um lado, o Skype permitia que as pessoas fizessem chamadas de voz por computador de forma totalmente gratuita.

Eles também desenvolveram seu próprio serviço de mensagens instantâneas, também gratuito, o que deu aos usuários mais opções de comunicação, tornando-a muito mais universal.

A principal vantagem do Skype foi que ele foi capaz de evoluir rapidamente e crescer para acomodar as necessidades dos usuários.

Em breve, os usuários foram capazes de usar o Skype para ligar para telefones fixos e celulares.

Em 2005, o Skype explodiu a cena novamente quando introduziram a chamada por vídeo em seu software. Hoje, é disso que o Skype é mais conhecido.

Eles foram muito bem-sucedidos na integração de chamadas de vídeo, e obviamente preenchendo um vazio no mercado. Praticamente todos os que têm acesso à Internet nos dias de hoje sabem o que é o Skype e associam a empresa a fazer chamadas de vídeo.

O Skype tornou-se uma referência para qualquer outra empresa de Voip no mercado.

Uma desvantagem do Skype foi que suas redes fechadas, ao oferecerem chamadas gratuitas e baratas, limitaram a liberdade de escolha dos usuários em relação ao software e hardware de terceiros.

Assim, o Skype ganhou uma espécie de monopólio da indústria.

COMUNICAÇÃO EM MASSA

Em 2004, ao mesmo tempo que o Skype se tornou o rei do Voip, várias companhias surgiram como prestadores de serviços Voip. Elas muitas vezes forneciam chamadas domésticas ilimitadas por uma taxa fixa, e chamadas gratuitas entre usuários. Um usuário com um telefone Voip pode se conectar a um provedor de três formas:

Ethernet e Wi-Fi: Telefones IP  podem se conectar diretamente à rede usando qualquer uma destas duas tecnologias. Esta é a opção mais tradicional.

ATA: (Adaptador para Telefone Analógico): Este se conecta à rede de internet, tornando possível o uso de um telefone com ou sem fio.

Softphone: O Softphone  é um aplicativo instalado em um computador, equipado com alto-falantes e um microfone, e/ou headset. A interface do telefone é exibida no monitor, operado com cliques ou digitando os números para “discar”.

 

O ALCANCE DAS COMUNICAÇÕES

Os avanços na tecnologia trouxeram várias formas de se comunicar utilizando o Voip:

PC para PC: Origem e destino precisam de uma placa de som, microfone e alto-falantes ou um fone de ouvido

PC para o telefone: Só o usuário do PC precisa de um headset, e o destinatário recebe a chamada em seu telefone convencional ou móvel.

Telefone para telefone: A originador precisa de um adaptador de Voip, e o destinatário recebe a chamada em seu telefone

Telefone IP para telefone: O chamador usa um Telefone IP, e o sinal é transmitido através de uma rede IP para telefone fixo do destinatário

Telefone IP para Telefone IP: A chamada viaja através de uma rede IP de ambas as extremidades.

SIP

Session Invitation Protocol (SIP) teve início em meados de 2000.

O protocolo SIP significa que uma pessoa deve iniciar uma conversa Voip, convidando a outra parte ou grupo de pessoas para a conversa. Esta tecnologia tem sido amplamente utilizada atualmente em mensagens instantâneas e grupos de bate-papo, Skype, conferências de grupo e trabalho e muito mais.

Essa recurso permitiu que desenvolvedores e criadores superassem as limitações de necessidades de hardware. Os desenvolvedores poderiam criar aplicativos que pudessem atender a qualquer sistema telefônico, o que, por sua vez, reduziria o custo do software Voip.

O protocolo SIP é muito mais seguro do que os padrões usados anteriormente, proporcionando uma rede segura para todas as partes envolvidas.

Outro benefício do SIP é que ele pode ser usado em praticamente qualquer dispositivo que esteja associado à comunicação.

A Microsoft permitiu que todos os seus dispositivos usassem a tecnologia SIP.

Isso significa que uma pessoa poderia usar o SIP para se comunicar, não importa onde eles estavam.

Muitas pessoas gostaram do fato de que o SIP suportava as capacidades Peer-to-Peer (P2P). Isso significa que a comunicação não depende de servidores ou gateways, ou quaisquer outros dispositivos auxiliares. Finalmente, a estrutura do SIP era semelhante ao Hypertext Transfer Protocol (HTTP) da web.

Os programadores adoraram esse fato, porque lhes permitiu desenvolver e adaptar facilmente o software, bem como entendê-lo.

VOIP HOJE

Com a infinidade de avanços tecnológicos, como internet de alta velocidade e o surgimento do Wi-Fi, a integração de telefones, computadores, dispositivos móveis como smartphones e tablets e o surgimento do Skype como um modelo completamente revolucionário para a forma como as pessoas querem se comunicar, o Voip tornou-se parte do dia-a-dia de muitas pessoas em todo o mundo.

Muitos usam tecnologias Voip para manter contato com membros da família no exterior para economizar ou até mesmo falar de graça.

A telefonia Voip traz inumeros benefícios para empresas e comércio eletrônico, pois ajuda a reduzir os custos com telefonia.

O Skype tornou-se uma maneira de falar com alguém e vê-lo ao mesmo tempo, algo que antes era apenas uma tecnologia do futuro!

O futuro do Voip é brilhante. Ele simplifica muitos processos de comunicação, de modo que o telefone e ISPs são atraídos para Voip por suas despesas mais baixas, e sua conveniência.

Ele também oferece um maior grau de flexibilidade do que outros meios de comunicação, porque ele pode ser usado para se comunicar com e de praticamente qualquer dispositivo que pode receber chamadas.

Os Planos e Tarifas que a Life-Sip oferecer por exemplo, são  muito menores, se comparado aos valores cobrados por operadoras convencionais.

A qualidade da chamada foi aprimorada, muito devido aos avanços tecnológicos. Um exemplo disso é que várias pessoas podem participar da mesma chamada simultâneamente.

O Voip é agora uma das tecnologias mais faladas no setor de comunicações.

Seu crescimento em apenas algumas décadas tem sido surpreendente, e não há como dizer onde ele pode ir a partir daqui.

Artigo original: aqui

Tecnologia em PABX IP, tecnologia e inovação em sistemas de telecomunicações e TI.
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