Evolução das telecomunicações em 2017
O mundo da comunicação está em uma importante encruzilhada quando se trata de telefones comerciais e dados de voz: BYOD, VoIP e telefones fixos estão mudando.
BYOD
Nos últimos anos, vimos a constante ascensão das políticas BYOD ou Bring Your Own Device em uma variedade de empresas: BYOD tem sido promovido como uma solução para restrições orçamentárias, treinamento de funcionários e uma série de outros problemas emergentes no moderno mundo digital. Não é nenhuma surpresa que cerca de metade das empresas têm políticas BYOD em vigor, com esse número em crescimento constante. Em alguns anos, a maioria das empresas provavelmente vai ter algum tipo de estratégia BYOD no local, e os trabalhadores estarão acostumados a usar seus próprios dispositivos para fins de trabalho.
Então, parece que 2017 é a hora do BYOD brilhar – mas isso vem com uma ressalva importante! Também estamos vendo muitos problemas com a implementação do BYOD, especialmente no nível do usuário. Os dispositivos pessoais são menos seguros que os dispositivos empresariais e as estratégias de segurança móveis podem rapidamente ficar confusas. Onde as empresas deveriam traçar a linha entre informações pessoais e comerciais? Como os dados podem ser protegidos em dispositivos móveis usados em redes não seguras – ou perdidos – ou roubados?
Como resultado, estamos vendo também a ascensão de soluções concorrentes de segurança móvel para comunicação de escritório, e uma das mais promissoras é VoIP móvel, que usa essencialmente um gateway virtual em um sistema de comunicação da empresa que facilita a proteção de chamadas e dados quando se comunicar com os clientes. Se houver uma solução de VoIP nos desktops que você realmente gosta, provavelmente há um aplicativo para isso, também – ou logo haverá.
VoIP
VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) é tudo sobre como mover os canais de comunicação de negócios tradicionais para a nuvem e o computador … mas esta tecnologia mudou muito nos últimos anos. Em 2017, veremos que o VoIP está sendo redefinido como um serviço mais geral do que uma solução específica. A ascensão do VoIP móvel ajudará a resolver problemas de BYOD (pelo menos no que diz respeito à comunicação), e o VoIP irá convergir cada vez mais com outras valiosas infraestruturas virtuais para fornecer segurança generalizada e serviços de dados.
Telefones fixos
Então, ainda lugar para um telefone fixo em 2017? Talvez, mas não serão os telefones fixos e sistemas PBX utilizados nos últimos anos. Não só pelo fato dos dispositivos tradicionais de telefonia para negócios parecem algo desajeitado nos dias de hoje, mas também não há mais muito espaço para cabos de linha fixa. O que vamos ver em vez disso é o crescimento contínuo de IP-PBX e outras tecnologias que essencialmente replicam sistemas telefônicos mais antigos em um formato digital para empresas que gostam de seu sistema, mas também querem uma atualização.
E você está preparado para o mundo da comunicação VoIP ?
Quer se especializar nessa área e aproveitar o constante crescimento de negócios ligados à telefonia VoIP ?