Home Office continua como tendência para o call center
Call center no home office
Há pouco tempo, o termo home office era pouquíssimo conhecido. Aliás, todo o conceito de se trabalhar de casa era algo extremamente estranho para todos nós. O trabalho ainda estava extremamente vinculado a um escritório interno, onde toda a operação da empresa deveria ser centralizada.
Mas, afinal, o que mudou? Certamente, houve uma grande mudança na cultura, já que existe uma preocupação cada vez maior de entregar qualidade de vida e conforto ao trabalhador, que são algumas das qualidades de se trabalhar de home office. Porém, para que isso possa ter acontecido, a primeira mudança que teve que acontecer foi tecnológica.
Se hoje em dia é possível que os escritórios das empresas sejam descentralizados, isso só ocorre porque já existem tecnologias que permitem essa tendência. Com o acesso à banda larga tendo se popularizado, as distâncias foram cada vez mais reduzidas e a necessidade de concentrar todos os funcionários em um só lugar foi reduzida.
Com novas formas de comunicação e controle, o trabalho de home office foi consolidado, beneficiando ambas as partes envolvidas: o profissional não gasta tempo para ir e voltar do escritório e organiza-se da sua melhor forma em seu próprio espaço; a empresa gasta menos com o funcionário, já que não precisa dispor de uma estrutura interna para recebê-lo.
Dessa forma, muitas profissões estão migrando para o home office. Até algumas antes inesperadas, como a de atendente de call center.
Call center e home office
Para que um profissional possa atuar em um call center, ele precisa de conhecimento, treinamento, acesso a um meio de se comunicar e a aparelhos de comunicação. Logo, se uma empresa capacita esse profissional, tudo o que ela precisa fazer além é garantir que ele tenha acesso à estrutura necessária.
Em geral, o mais importante é possuir um computador, internet banda larga de pelo menos 2 Mb (preferencialmente maior) e um headset (fones de ouvido e microfone). Não há nem necessidade de depender de uma linha telefônica.
Com as modernas e eficientes tecnologias de VoIP, o computador do profissional se transforma em um telefone, que efetua e recebe chamadas, podendo atender os clientes que ligarem para o call center da empresa, sem sair de casa em seu home office.
E dessa forma, o call center mostra que é outro segmento que pode contratar funcionários para trabalharem de dentro de suas próprias casas. Segundo pesquisa da Call Center Helper, essa já é uma grande tendência. Mais de 20% das empresas já adota essa prática, outros 20% consideram adotar e as taxas de aprovação são altas.
Mas e o controle desses profissionais?
Plataformas de voz, como é o caso do PABX IP LIFE SIP (planos aqui), podem fazer o controle e o monitoramento de todos os aparelhos a eles conectados pela internet. Ou seja, um gestor não precisa que o profissional esteja nas premissas do escritório para poder monitorá-lo.
Mesmo fazendo home office, o funcionário do call center tem o seu computador conectado à plataforma de voz por usar o seu serviço de VoIP. Assim sendo, todo o seu desempenho será registrado, bem como chamadas serão gravadas, operando da mesma forma como se o profissional estivesse recebendo as chamadas de dentro da empresa.
Se a sua empresa estiver pensando em adotar o home office para o call center e você tiver dúvidas, aproveite para nos fazer perguntas na página de contato aqui.