Pabx na Nuvem e Segurança
A ordem da vez é “Pabx na Nuvem”. Dezenas de empresas oferecendo um serviço muito barato, cheio de vantagens, flexível, adaptável às necessidades das empresas, enfim, só alegria.
Mas será que o famoso ditado “O barato sai caro” se aplica neste caso? Ao analisar os custos e praticamente só os benefícios que essa tecnologia oferece, foi pensado e questionado sobre a segurança desse serviço? Como empresas pequenas, novas no mercado, conseguem oferecer serviços e valores de forma mais competitiva que as tradicionais operadoras e conceituados fabricantes de sistemas? O que não está totalmente esclarecido nessa oportunidade de negócio imperdível?
Por que é importante se preocupar com a segurança do PABX?
Além do aspecto técnico, que vai definir a qualidade e eficácia do serviço PABX, outros 2 itens de vital importância são a segurança e proteção dos dados.Esses fatores são críticos e quando não são considerados a empresa pode se tornar um alvo fácil para invasões e vulnerabilidades.
Não precisamos procurar muito para encontrar exemplos de invasão e fraude. Recentemente diversas autoridades brasileiras, do mais alto escalão, tiveram suas mensagens de aplicativos gratuitos invadidas.
Os responsáveis pelas invasões utilizaram operadoras e prestadoras de serviço VoIP (voz sobre IP) para conseguir essa façanha. Mas é simples assim? Não deveria, se as empresas que provem os serviços VoIP atendessem aos mínimos requisitos de segurança.
Dentro da estratégia da invasão, os hackers realizaram milhares de chamadas telefônicas para cada número de celular invadido, usando como máscara o mesmo número do celular para o qual estavam ligando, e essas chamadas eram efetuadas repetidamente com um curto espaço de tempo entre cada uma. Um simples sistema de monitoramento deveria ter alertado a operadora utilizada, que por sua vez deveria bloquear o serviço e alertar o número chamado.
Percebemos que neste momento existem muitas empresas surfando na onda “Pabx na Nuvem”. A facilidade com que se “monta” um Pabx IP a partir de softwares gratuitos, a grande oferta de links de banda larga e aparelhos IP importados cria um cenário onde qualquer um é um expert no assunto e se proclama apto a fornecer esse serviço.
Mas até onde vai a responsabilidade dessas empresas? A empresa que forneceu o serviço VoIP para os “hackers” e não foi capaz de identificar, através de um simples monitoramento, que algo anormal estava acontecendo através dos seus servidores, tem condições de fornecer esse serviço para seus clientes?
Este artigo é um alerta muito importante. Que a qualidade do serviço é muito ruim todos já sabiam (picote de ligação, queda, ligações que não completam, alto delay, comprometimento da internet, falta de redundância para caso de falha), mas o aspecto segurança é crítico, pois o dano só será percebido quando for tarde demais. E o que se faz nesse momento? Retira toda a sua comunicação do ar e deixa de atender seus clientes e futuros clientes, contabilizando grandes prejuízos? Faça a conta, contabilize o quanto você vai economizar com um Pabx na Nuvem, e compare com a perda financeira que horas ou dias sem comunicação pode representar para o seu negócio. Avalie também o quão vulnerável sua empresa estará com toda a sua comunicação, ramais e troncos, alocados em uma única plataforma na nuvem, onde você não tem nenhuma gerência.
Na hora de contratar seu serviço Pabx Cloud (Pabx na Nuvem) pesquise um pouco mais, leve em consideração a experiência e o tempo de mercado do seu fornecedor. Verifique todas as possibilidades e avalie seriamente as questões relativas à segurança de dados.
A Life Sip é uma operadora voip autorizada pela Anatel nos serviços SCM/STFC local ldn e pode ajudar a sua empresa a ter a tecnologia voip em sua empresa com os melhores mecanismos de segurança disponíveis atualmente no mercado, entre em contato com a gente e faça uma cotação sem custo: comercial@life-sip.com
Artigo base: aqui
Open modal