Sip Trunk
SIP Trunk é uma conexão lógica que usa SIP para estabelecer a comunicação entre o local de um cliente e um provedor de serviços de telefonia de internet. Este provedor transfere as chamadas SIP para a STFC (Serviço Telefonia Fixa Comutada) e fornece o mesmo serviço de uma linha de telefone analógico tradicional.
Resumindo, um Tronco SIP não é muito diferente de uma linha telefônica tradicional.
A maior diferença é que um Tronco SIP elimina a necessidade de um fio físico, permitindo que as empresas façam e recebam ligações usando linhas telefônicas “virtuais” fornecidas por um provedor de tronco SIP. Este provedor usa um circuito de dados de uma empresa (T1, DSL, Wi-Fi) para conectar seu sistema telefônico à rede.
Um estudo recente conduzido pelo The Eastern Management Group descobriu que em 2013, 13% das empresas estavam usando o SIP para gerenciar 100% de seu tráfego WAN. Em 2018, espera-se que 42% das empresas estejam fazendo isso.
Vantagens:
-
Utilização de números nacionais – Através do SIP empresas podem alocar números em todo o Brasil. É o caso dos prefixados por 4 que tem o mesmo número em todas as capitais.
-
Integração de Sistemas – É muito comum as empresas possuírem aplicações integradas com o sistema de telefonia. É o caso do ERPs que usa um tronco SIP para se comunicar com a telefonia convencional.
-
Redução do custo do hardware em até 10 vezes – Quando falamos em um circuito SIP-I com 400 mbps e 4000 chamadas simultâneas, isto equivale à um gateway SS7 de mais de 128 E1s. Este tipo de circuito SIP-I pode ser recebido em um servidor low-end, disponível em pronta entrega pelos principais fabricantes de hardware.
-
Comunicações Unificadas – As comunicações unificadas tem grande papel no aumento da demanda de troncos SIP. Mensageria Unificada, Serviço de Instant Messaging e Chat, Presença, Convergência fixo-móvel, Conferência, Número de alcance único (toca no escritório, em casa e no smartphone ao mesmo tempo) e números fora de área.
-
Colaboração e WebRTC na nuvem- A colaboração em tempo real está aumentando. Aplicativos como Slack, UberConference entre outros usam WebRTC e SIP aumentando o nível de colaboração nas empresas.
-
Virtualização – Não é possível virtualizar um tronco E1, mas é possível receber troncos SIP em máquinas virtualizadas.
-
Interconexão – Possibilidade de conexão entre vários PABX alocados em locais diferentes fazendo com que a redundância e disponibilidade do sistema de telefonia seja elevada.
- Portabilidade – Facilidade de migração do tronco SIP para outros PABX de forma rápida e prática sem perda de funcionalidade ou paradas na operação final.