Termos Tecnologia Voip
Termos e definições sobre VOIP
Que tipos diferentes de CODECs existem?
Um Codec converte sinais analógicos em sinais digitais para transmissão de dados na rede. Actualmente, são utilizados os seguintes Codecs:
- GSM – 13 Kbps (full rate), quadros de 20ms
- iLBC – 15Kbps, quadros de 20ms: 13.3 Kbps, quadros de 30ms
- ITU G.711 – 64 Kbps, baseado em amostra. Também conhecido por alaw/ulaw
- ITU G.722 – 48/56/64 Kbps
- ITU G.723.1 – 5.3/6.3 Kbps, quadros de 30ms
- ITU G.726 – 16/24/32/40 Kbps
- ITU G.728 – 16 Kbps
- ITU G.729 – 8 Kbps, quadros de 10ms
- Speex – 2.15 to 44.2 Kbps
- LPC10 – 2.5 Kbps
- DoD CELP – 4.8 Kbps
O que é cancelamento de ECO?
O cancelamento de ECO é o processo de remoção do eco de uma comunicação de voz para melhorar a qualidade da voz na ligação. O cancelamento de eco é geralmente necessário porque as técnicas de compressão de voz e atraso no processo de empacotamento geram eco. Há 2 tipos de eco: eco acústico e eco híbrido.
O cancelamento de eco não só melhora a qualidade da chamada como reduz o consumo da largura de banda devido a sua técnica de supressão de silêncio.
O que significa ENUM?
ENUM significa em inglês Telephone Number Mapping (Mapeamento de Números de Telefone). Esta abreviação esconde em si uma óptima idéia: ser alcançável em qualquer lugar do mundo com o mesmo número de telefone – e com o melhor e mais barato reencaminhamento de chamadas. O ENUM conecta um número de telefone a um endereço da Internet que é publicado no sistema DNS. O proprietário de um númeroENUM pode, portanto, publicar para onde uma chamada deve ser reencaminhada através de uma entrada DNS. E mais, diferentes rotas podem ser determinadas para diferentes tipos de chamadas – por exemplo, você pode determinar um reencaminhamento diferente se a chamada vier de um fax. O ENUM necessita do número de onde a chamada se origina para operar.
O número do ENUM é registrado de modo semelhante ao registro de um domínio. No momento, muitos registradores e provedores VoIP estão fornecendo este serviço de graça.
O ENUM é um padrão novo e ainda não muito divulgado. Apesar de parecer estar pronto para causar uma nova revolução nas comunicações e mobilidade pessoal.
Como funciona o FAX em ambientes VoIP?
O FAX foi designado para redes analógicas, portanto não funciona bem em redes VoIP. Isso ocorre porque as comunicações com FAX utilizam o sinal de modo diferente da comunicação normal com voz.
Quando a tecnologia VoIP digitaliza e comprime uma comunicação de voz analógica, esta é optimizada para VOZ, não para FAX. Por conseqüência, se um fax é conectado em um adaptador ATA para a rede VoIP, este funcionará, mas é provável que haja problemas durante as transmissões de fax. Se a transmissão tem que ser feita desta forma, assegure-se de que esteja usando o codec G 711, cuja compressão é mínima.
Para fax, você tem as seguintes opções:
- O modo mais fácil de operação é conectar o aparelho de fax diretamente à linha telefónica analógica existente e fazer o bypass completo do seu ambiente VoIP.
- Substitua o equipamento de fax por um provedor de serviços de fax. Há vários disponíveis a custos muito baixos por mês (mais barato que uma inscrição em linha telefónica)
- Adote o T38, que requer um gateway e um equipamento de fax compatíveis com T38, um cartão de fax ou software de fax.
O que é H323?
O H323 é um conjunto de padrões da ITU-T que define um conjunto de protocolos para o fornecimento de comunicação de áudio e vídeo numa rede de computadores.
O H323 é um protocolo relativamente antigo que está actualmente sendo substituído pelo SIP – Session Initiation Protocol. Uma das vantagens do SIP é ser bem menos complexo e semelhante aos protocolos HTTP / SMTP.
Portanto, a maioria dos equipamentos VoIP disponíveis actualmente seguem o padrão SIP. Os equipamentos de VoIP mais antigos seguem o H 323.
Quais são as vantagens de um IP PBX?
- Muito mais fácil de instalar e configurar que um sistema de telefonia proprietário
- Mais fácil de fazer a gestão devido à sua interface de configuração de rede
- Não há necessidade de fiação telefônica separada
- Permite o recurso hot-plug para que os utilizadores possam conectar seus telefones de qualquer lugar do escritório – os utilizadores simplesmente levam seus telefones e os conectam na porta ethernet mais próxima, e mantêm o número existente!
- Permite um roaming mais fácil – as ligações podem ser enviadas a qualquer lugar do mundo devido às características do protocolo SIP
- Redução significativa de custos pelo uso da Internet
- O padrão SIP elimina os caros telefones proprietários
- Bom em pequena ou grande escala
- Melhores relatórios
- Melhor visão geral do status do sistema e das chamadas
O que é RTCP – Real Time Transport Control Protocol?
RTCP significa em inglês Real Time Transport Control Protocol (Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real) definido pela RFC 3550. O RTCP funciona juntamente com o RTP. O RTP realiza a entrega dos dados, enquanto o RTCP envia pacotes de controle aos participantes de uma chamada. Sua função principal é fornecer um feedback da qualidade dos serviços oferecidos pelo RTP.
O que é SDP – Session Description Protocol?
SDP significa em inglês Session Description Protocol (Protocolo de Descrição de Sessão) e é um formato para a descrição dos parâmetros de inicialização de mídia streaming . Foi publicado pela IETF como RFC 4566. A mídia streaming é o conteúdo visto ou ouvido durante um envio de dados.
O que é SIP – Session Initiation Protocol?
SIP, que significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefónicas VoIP. O SIP foi desenvolvido pela IETF e publicado como RFC 3261
O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefónica. Os detalhes são, então, descritos no protocolo SDP.
O SIP tomou a VoIP de uma forma impressionante. O protocolo se assemelha ao HTTP, é baseado em texto, e é bastante aberto e flexível. Portanto, substituiu amplamente o padrão H323.
O que são Métodos SIP / Requerimentos e Respostas?
O SIP utiliza Métodos / requerimentos e Respostas correspondentes para estabelecer uma sessão de chamada.
Requisições SIP:
Há seis requerimentos básicos / tipos de métodos:
INVITE (convidar) = Estabelece uma sessão
ACK (confirmar) = Confirma o comando CONVIDAR
BYE (tchau) = Finaliza uma sessão
CANCEL (cancelar) = Cancela a sessão ainda não respondida
REGISTER (registro) = Informa a localização do utilizador (nome do usuário, IP)
OPTIONS (opções) = Informa a capacidade e disponibilidade dos telefones de chamada e recebimento SIP
Respostas SIP:
Os requerimentos do SIP acionam respostas que constam das 6 classes a seguir:
1xx = respostas de informações, tais como 180, que significa chamando
2xx = respostas de confirmação
3xx = respostas de redirecionamento
4xx = comandos não realizados
5xx = erros do servidor
6xx = erros globais
Observe a semelhança com o HTTP – o SIP é bom pela sua clareza e simplicidade
Pode listar todas as respostas SIP conhecidas?
1xx = respostas de informações
- 100 Tentando
- 180 Chamando
- 181 Chamada sendo encaminhada
- 182 Fila de espera
- 183 Progresso da Sessão
2xx = respostas de confirmação
- 200 OK
- 202 aceito: Usado para referências
3xx = respostas de redirecionamento
- 300 Múltipla escolha
- 301 Movido Permanentemente
- 302 Movido Temporariamente
- 305 Use Proxy
- 380 Serviço Alternativo
4xx = comandos não realizados
- 400 Requerimento errado
- 401 Não autorizado: Restrito aos utilizadores registrados. Proxys devem usar proxy autorização 407
- 402 Necessita Pagamento (Reservado para uso futuro)
- 403 Proibido
- 404 Não Encontrado: Utilizador não encontrado
- 405 Método Não Permitido
- 406 Não é permitido
- 407 Necessária Autenticação de Proxy
- 408 Timeout Pedido: Não foi possível localizar o usuário a tempo
- 410 Saiu: O utilizador existia, mas não está mais disponível.
- 413 Pedido de Dados Muito Longo
- 414 Pedido-URI Muito Longo
- 415 Tipo de Mídia não Compatível
- 416 Esquema URI não Compatível
- 420 Extensão ruim: Erro na extensão utilizada do Protocolo SIP, não compreendida pelo servidor
- 421 Extensão necessária
- 423 Intervalo Muito Breve
- 480 Temporariamente Não Disponível
- 481 Chamada/Transação Não Existente
- 482 Loop Detectado
- 483 Hops Demais
- 484 Endereço Incompleto
- 485 Ambíguo
- 486 Ocupado Aqui
- 487 Pedido Concluído
- 488 Não Aceito Aqui
- 491 Pedido Pendente
- 493 Indecifrável: Não foi possível decodificar S/MIME
5xx = erros do servidor
- 500 Erro Interno do Servidor
- 501 Não Implementado: O método de pedido SIP não está sendo implementado aqui
- 502 Gateway Ruim
- 503 Serviço Não Disponível
- 504 Servidor em Time-out
- 505 Versão Não Compatível: O servidor não é compatível com essa versão do protocolo SIP
- 513 Mensagem Muito Longa
6xx = erros globais
- 600 Ocupado em Todo Lugar
- 603 Rejeitar
- 604 Não Existe em Nenhum Lugar
- 606 Não aceito
Exemplo de uma sessão de Chamada SIP entre 2 telefones
Uma sessão de chamada sip entre 2 telefones ocorre da seguinte forma:
- O telefone que realiza a chamada envia um convite
- O telefone que recebe a chamada envia de volta uma resposta de informação 100 – Tentando.
- Quando o telefone que recebe a chamada começa a tocar, a resposta 180 – Chamando – é enviada de volta
- Quando quem chama atende, o telefone chamado envia uma resposta 200 – Ok
- O telefone que realiza a chamada responde com ACK – confirmação do convite
- A conversação é transmitida como dados via RTP
- Quando quem chama desliga, a requisição BYE (tchau) é enviada ao telefone chamado
- O telefone chamado responde com uma resposta 200 – Ok.
É simples assim! O protocolo SIP é lógico e fácil de entender.
O que é um SIP URI?
O SIP URI é o plano de endereçamento SIP que permite que uma pessoa ligue para outra através do SIP. Em outras palavras, SIP URI é o número telefónico SIP de um utilizador. O SIP URI se assemelha a um endereço de e-mail e é escrito da seguinte forma:
SIP URI = sip:x@yort
Onde x=Nome do usuário e y=host (domínio ou IP)
Exemplos:
sip:joe.bloggs@222.222.333.221
sip:support@phonesystem.xxx.com
sip:22444032@phonesystem.xxx.com
O padrão SIP URI foi definido pelo padrão RFC 3261.
O que é um servidor SIP?
Um servidor SIP é o componente principal de um IP PBX e lida com a organização de todas as chamadas SIP na rede. O servidor SIP também é conhecido por Proxy SIP ou SIP Registrar.
O que é um servidor STUN?
O STUN (Simple Traversal of User Datagram Protocol [UDP], por meio da Network Address Translators [NATs]), é um servidor que permite que clientes NAT (ex.: computadores protegidos por firewall) realizem chamadas telefónicas a um provedor VoIP que se encontre fora da rede local.
O servidor STUN permite que os clientes descubram seu endereço público, o tipo de NAT utilizado, e o lado da porta da Internet associada à NAT com uma porta local específica. Essas informações são usadas para permitir a comunicação UDP entre o cliente e o provedor VoIP, e então, estabelecer a chamada. O protocolo STUN é definido pela RFC 3489.
O servidor STUN está ligado à porta UDP 3478. No entanto, o servidor irá sugerir aos clientes que realizem testes em IPs e números de portas alternativos (os servidores STUN têm dois endereços IP). O RFC determina que tanto portas como IPs podem ser usados (de acordo com a preferência do cliente).
O que é DID – Direct Inward Dialing?
DID – Direct Inward Dialing (também conhecido por DDI na Europa) é uma configuração oferecida por companhias telefónicas para serem utilizadas com o sistema PBX de seus clientes, através do qual a companhia telefónica (telco) agrupa um conjunto de números associados com uma ou mais linhas telefónicas.
Tem o propósito de permitir que uma companhia designe um número específico para cada funcionário, sem que cada um precise de uma linha telefónica separada. Desse modo, o tráfico telefónico pode ser dividido e feito a gestão mais facilmente.
Para utilizar o DID é preciso adquirir uma ISDN ou uma linha Digital e pedir a companhia telefónica para determinar um conjunto de números. Após isso, é necessário possuir equipamentos compatíveis com DID como, por exemplo, BRI, cartões E1 ou T1, ou gateways.
O que é FOIP – Fax sobre IP?
FOIP significa Fax sobre IP e refere-se ao processo de envio e recebimento de fax por uma rede VoIP. O fax sobre IP é operado pela T38, exige gateway VoIP e equipamento de fax compatível com T38, cartão de fax ou software de fax.
Os equipamentos de fax multifuncionais modernos são compatíveis com T38.
O software de um servidor de Fax que usa ‘T38’ pode enviar e receber fax directamente pelo gateway VoIP e, portanto, não precisa de nenhum hardware adicional de fax. Actualmente, a maioria dos servidores de fax exigem o uso de um EICON SoftIP licenciado separadamente ou diretórios Cantata FOIP para enviar e receber fax sem hardware de fax.
O que é T38?
O T38 é um protocolo que descreve como enviar um fax por uma rede de dados do computador. O T38 é necessário porque os dados de fax não podem ser enviados por uma rede de dados do computador da mesma forma que uma comunicação de voz.
O T38 é descrito pela RFC 3362 e define como um dispositivo deve comunicar dados de fax. Na figura acima, tanto o gateway quanto o equipamento de fax ligado ao gateway têm que ser compatíveis com T38. Para o equipamento de fax G3 numa linha analógica, esse processo será claro. O equipamento de fax analógico não precisa do T38.
Terminologia relacionada à VoIP
- VoIP – (Voice over Internet Protocol) Voz sobre IP – também conhecido por Telefonia IP, Telefonia Internet e Telefone Digital) – é a tecnologia que torna possível conversas telefónicas pela Internet ou por uma rede IP.
- SIP – (Session Initiation Protocol) é um protocolo de aplicação padrão desenvolvido pela IETF MMUSIC Working Group, formulado para iniciar, modificar e finalizar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. Inclui elementos multimídia como video, voz, mensagem instantânea, jogos online e realidade virtual.
- PSTN – (Public Switched Telephone Network) Rede Telefónica Comutada Pública – é a concentração mundial da rede pública de telefonia convencional, da mesma forma que a Internet é a concentração mundial da rede pública de telefonia IP.
- ISDN – (Integrated Services Digital Network) Rede Digital com Integração de Serviços (RDIS) – é um tipo de sistema de rede de telefonia comutada projetada para transmissão digital (não analógica) de voz e dados através de uma linha telefónica comum, resultando em mais qualidade e mais velocidade do que os sistemas analógicos convencionais.
- PBX – (Private Branch eXchange ou Private Business eXchange) Central de Telefonia Privada – é um centro de distribuição telefónica pertencente a uma empresa privada que não inclui o fornecimento de serviços ao público em geral.
- IVR – (Interactive voice response) Resposta de voz interativa – é um sistema computadorizado que permite que uma pessoa, normalmente ligando de um aparelho telefónico, acione um menu de voz e interaja com um sistema computadorizado.
- DID – (Direct Inward Dialing ou DDI na Europe) é um recurso oferecido por companhias telefónicas para ser utilizado com o sistema PBX de seus clientes, pelo qual a companhia telefónica (telco) distribui uma gama de números conectados ao PBX de seus clientes.
- RFC – (Request for Comments) Requerimento para Comentários (no plural – RFCs) – é uma série de documentos com informações técnicas detalhadas sobre protocolos da Internet, usados como referência padrão pelos fabricantes de software comercial e não comercial na Internet e comunidades Unix.
Definição de VoIP
Voz sobre IP (também conhecido por VoIP, Telefonia IP e Telefonia Internet) se refere à tecnologia que permite a tramsmissão de sinais de voz pela Internet ou por uma rede privada. Para realizar ligações VoIP, o utilizador precisará de um telefone sip OU um telefone VoIP. As ligações podem ser feitas para qualquer lugar / para qualquer um: tanto para números telefónicos VoIP quanto para pessoas com números telefónicos convencionais.
O que significam os termos FXS e FXO?
FXS e FXO são as portas usadas por linhas de telefonia analógica (também conhecidas por POTS – Sistema de Telefonia Tradicional ).
FXS – Foreign eXchange Subscriber. É a interface que fornece a linha analógica ao assinante. Em outras palavras, é o “plug na parede” que fornece o tom de discagem, corrente de energia e som.
FXO – Foreign eXchange Office. É a interface que recebe a linha analógica. É o plug no telefone ou aparelho de fax, ou o(s) plug(s) no seu sistema de telefonia analógica. Indica se o telefone está no gancho/fora do gancho (circuito fechado). Como a porta FXO está ligada a um dispositivo, tal como fax ou telefone, esse dispositivo é normalmente chamado de ‘dispositivo FXO’.
FXO e FXS estão sempre em pares, de modo semelhante a um plug macho / fêmea.
Sem um PBX, um telefone fica conectado diretamente à porta FXS fornecida por uma companhia telefónica.
FXS / FXO sem PBX
Se você tiver um PBX, as linhas fornecidas pela companhia telefónica estarão conectadas a um PBX, assim como os telefones. Portanto, o PBX deve ter tanto as portas FXO (para conectar com as portas FXS fornecidas pelas companhias telefónicas) quanto portas FXS (para conectar os aparelhos de telefone e fax).
FXS / FXO com PBX
FXS & FXO & VoIP
Você vai se deparar com os termos FXS e FXO quando decidir comprar equipamentos que permitam a conexão de linhas analógicas ao sistema de telefonia VoIP, telefones analógicos ao sistema de telefonia VoIP ou PBXs tradicionais ao provedor de serviços VoIP, ou um ao outro via Internet.
O gateway FXO
Para conectar linhas telefónicas analógicas a um IP-PBX, você precisa de um gateway FXO. Isso permite que você conecte a porta FXS à porta do gateway, o que transforma uma linha telefónica analógica em uma ligação VoIP.
O gateway FXS
O gateway FXS é usado para conectar uma ou mais linhas de um PBX convencional a um sistema de telefonia VoIP ou a um provedor. É preciso um gateway FXS para conectar as portas FXO (que normalmente estão conectadas à companhia telefónica) à Internet ou a um sistema VoIP.
Adaptador FXS aka adaptador ATA
O adaptador FXS é usado para conectar o telefone ou fax analógico a um sistema de telefonia VoIP ou a um provedor VoIP. É necessário porque é preciso conectar a porta FXO do telefone ou aparelho de fax ao adaptador.
Conexão
Procedimentos FXS/ FXO – funcionamento técnico
Se quiser saber mais detalhes técnicos sobre o funcionamento das portas FXS/ FXO, esta é a seqüencia exata:
Ao realizar uma chamada:
- Tire o telefone do gancho (dispositivo FXO). A porta FXS detecta que o telefone está fora do gancho.
- Digite um número de telefone, que é transmitido à porta FXS em Tom Duplo de Multifrequência (DTMF).
Ligação interna
- A porta FXS recebe a ligação, e então envia um impulso tônico (som) ao dispositivo FXO anexado.
- O telefone toca.
- Assim que alguém atende, pode responder a chamada.
Finalizando uma ligação – normalmente a porta FXS conta com qualquer dispositivo FXO conectado para finalizar a ligação.
Nota: A linha de telefonia analógica transmite aproximadamente um potência de 50 volts DC à porta FXS. É por isso que alguns sentem um ‘leve’ choque ao tocar numa linha telefónica conectada. Isso permite que a ligação continue em caso de interrupção de energia.
Informações sobre o Gateway VoIP – Aprenda sobre os Gateways VoIP
Um Gateway VoIP é um dispositivo que converte os sinais de voz para o protocolo IP, que por sua vez, os transmite através de redes de dados. São usados de duas formas:
1. Para converter linhas telefônicas/PSTN ao VoIP/IP:
Nesse caso, o gateway VoIP permite o recebimento e a realização de chamadas pela rede de telefonia convencional. Em se tratando de empresas, é preferível continuar usando linhas telefónicas tradicionais porque podem garantir maior qualidade e disponibilidade.
2. Para conectar um sistema de telefonia convencional/PBX à rede IP:
Nesse caso, o Gateway VoIP permite a realização de chamadas via VoIP. As chamadas podem ser realizadas por um provedor de serviço VoIP ou, no caso de uma empresa com vários escritórios, o custo das ligações internas pode ser reduzido com ligações via Internet. Os Gateways VoIP estão disponíveis como unidades externas ou cartões PCI. A grande maioria dos dispositivos é de unidades externas. Um Gateway VoIP terá um conector para a rede IP e uma ou mais portas de conexão para as linhas telefónicas.
Um Gateway VoIP analógico Mediatrix
Tipos de Gateways VoIP
1. Unidades analógicas: usadas para conectar linhas telefónicas analógicas convencionais. As unidades analógicas operam entre 2 e 24 linhas.
2. Unidades digitais: usadas para conectar linhas digitais, uma ou mais linhas BRI ISDN (Europa), uma ou mais linhas PRI/E1 (Europa) ou uma ou mais linhas T1 (Estados Unidos).
Fabricantes de Gateway VoIP
Há vários Gateways VoIP disponíveis hoje em dia e com o grande aumento de demanda, os preços baixaram consideravelmente. Os Gateways VoIP analógicos custam uma faixa mínima de US$ 200. Abaixo uma lista de fabricantes de Gateway VoIP:
- Patton electronics: http://www.patton.com
- Audiocodes: http://www.audiocodes.com/
- Vegastream: http://www.vegastream.com/
- Mediatrix: http://www.mediatrix.com/
Todos podem ser comprados online através das várias lojas de produtos VoIP.
Tipos de Telefones IP / Telefones VoIP
Um sistema de telefonia VoIP requer o uso de telefones IP / telefones VoIP. Os telefones IP estão disponíveis em vários tipos/versões:
Telefones IP / VoIP – software IP
O software IP é um programa que utiliza os auriculares e as colunas de som do seu computador ou um set anexado para permitir que você faça e receba ligações. Exemplos de telefones IP são a SJPhone da SJlabs (http://www.sjlabs.com), a Xten (http://www.xten.net) ou o Telefone
Telefones VoIP USB
Um telefone USB conecta-se à porta USB de um computador e, com o software IP/ VoIP, funciona da mesma forma que um telefone. Em essência, não é mais que um auricular com colunas. No entanto, como se parece com um telefone comum, o utilizador o utiliza intuitivamente com facilidade.
Hardware IP
O hardware IP parece e funciona como um ‘telefone’ comum. No entanto, está conectado diretamente a uma rede de dados. Esses telefones têm um mini hub integrado, de modo que podem compartilhar uma conecção de rede com o computador. Dessa forma, não é preciso um ponto de rede adicional para o telefone. Um exemplo de hardware IP é a Grandstream (http://www.grandstream.com/).
Use um telefone analógico via adaptador ATA
Se quiser usar seu telefone atual com um sistema de telefonia VoIP, você pode usar um adaptador ATA, que o permite conectá-lo à tomada da rede Ethernet no adaptador, e então conectar o telefone ao adaptador. Dessa forma, seu telefone antigo vai funcionar com o sistema de telefonia VoIP como se fosse um telefone IP.
O adaptador ATA permite que um telefone analógico seja conectado a um sistema VoIP
Fonte: http://www.hardware.com.br/comunidade/ip-codecs/717663/
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